Monday, November 06, 2006

Ser/estar x papéis

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais
Pólo Alvorada


Interdisciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Profª Vera Corazza
Nome: Tatiane dos Santos Moraes

Ser/ estar x papéis

Sou professora, dou aula para uma 4ª e para uma 2ª série. Procuro realizar o meu trabalho da melhor forma possível, embora as vezes tenha que reconhecer que não posso resolver tudo e que as vezes poderia fazer mais. Mas devido a correria da vida que nos exige desempenhar diferentes papéis,"professora, amiga, mulher, namorada, estudante, dona de casa"... são tantas funções, que as vezes fica difícil colocá-las todas juntas em harmonia. Muitas vezes uma se choca com a outra e acabam gerando conflitos.

Como diz Stuart Mill "Tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro..."
A influência das coisas sobre os homens é diversa.


PODER HIERÁRQUIA


Na escola onde leciono está ocorrendo o processo de eleição de diretores, a atual direção tem se mostrado inflexível. Presenciei uma cena deprimente a algumas semanas atrás, uma turma ganhou um passeio na gincana da festa junina, a professora juntamente com os alunos trabalharam o projeto animais e resolveram ir ao zoológico para concluir o projeto e assim unir o útil ao agradável.
Quando a professora questionou a direção sobre o combinado, informaram-lhe que haviam decidido mudar o passeio para outro local e que já estava tudo arranjado com o proprietário do local até o ônibus já estava reservado. Como a professora não aceitou, a direção tentou obrigá-la a aceitar o que já estava decidido, dando início a uma discussão, onde a diretora gritava que quem mandava na escola era ela e que a professora passasse imediatamente na sala da direção, para conversar, pois até o dia 31 de dezembro ela ainda era a diretora e todos deviam se submeter a ela, demonstrando uma atitude autoritária e ocasionando um constrangimento no ambiente escolar. Desde este dia nós professores nos sentimos desconfortáveis dentro da escola, cuidando o que falamos e com quem falamos, pois somos observados o tempo todo para evitar que se faça campanha para a candidata rival.

1 comment:

Simone said...

Oi Tatiane! Vejo que estás conseguindo colocar em dia as atividades da ECS. Parabéns!! Sugiro que identifiques além da disciplina, o numero da atividade quando fizeres a postagem. Ok? Sábado de manhã terá encontro presencial no polo! Se puderes, aparece por lá! Um abraço, Simone - Tutora ECS - Porto Alegre