Friday, October 19, 2007

Cada dia aprendendo mais...


Nesta caminhada no Pead, tenho encontrado muitas dificuldades para prosseguir, mas a cada dia que passa tenho superado as minhas expectativas, vou descobrindo novas coisas. Os trabalhos desde semestre parecem mais motivantes não sei se é pelo fato de que o que estamos fazendo, ter uma aplicação direta na sala de aula, ambiente com o qual estou familiarizada na prática do dia-a-dia. Estou amando trabalhar com as poesias e histórias infantis, muitas já velhas conhecidas, mas que eu nunca havia realmente parado para sentir e refletir sobre elas, digo refletir não sob o ponto de vista do adulto, mas sim sob o olhar infantil, o que o meu aluno sente ao ler tal poesia ou história.

Quantas vezes trabalhei com a poesia "O grilo grilado", sem pensar em como poderia explorar bem mais esta atividade, como poderiamos ter nos divertido, com os diferentes significados das palavras "grilo e grilado".

Posso dizer que estou crescendo e adquirindo um novo olhar, não só em minha sala de aula, mas em minha vida como um todo.Quando falo do olhar infantil, quero expressar o sentimento que uma criança tem diante de tal situação, um "grilo grilado", um grilo com um grilo na cabeça. Para o adulto ao ler fica claro o sentido da palavra grilado e para a criança, sinto que poderia ter explorado mais o sentido da poesia ao invés de fazer perguntas bobas tais como: "qual é o título da poesia?; Quem é o autor?e etc...

Deveria buscar os dicionários, pesquisar-mos juntos os sentidos das palavras, confeccionar dedoches ou fantoches, fazer pintura utilizando a imaginação para compor o cenário e os personagens da poesia, poderiamos ter feito tantas coisas. Estou analisando profundamente o meu trabalho como professora, e percebendo o quanto ainda tenho a aprender, o quanto posso melhorar e crescer profissionalmente, tenho que parar de pensar pequeno, mas sonhar com uma nova sala de aula. Li o livro do autor Augusto Cury com o título "Nunca desista de seus sonhos", neste livro ele cita situações que podem melhorar o ambiente escolar, tanto para o aluno como para o professor, por exemplo: as classes dispostas em U, assim ninguém fica de costas para o colega, todos podem ter uma visão melhor do quadro, do professor. Ouvir com mais clareza, as brincadeiras e atividades de teatro, canto, podem ser melhor apreciadas pelos alunos, pois todos podem visualizar e desfrutar de forma igual do que esta acontecendo a frente. Antes de começar o curso me sentia desmotivada com minha profissão, pois detesto rotina, tudo sempre igual, tanto que troquei os meus alunos de lugar várias vezes, mudei a minha mesa de lugar, embora já tenha me aborrecido uma vez, por mexer na disposição dos móveis da sala e a diretora me chamar para conversar e impor que eu deveria colocar tudo de volta no mesmo lugar que estava antes, voltei para a sala de aula e tive que dizer para as crianças que nossa brincadeira havia acabado. Sou uma pessoa que não se conforma, gosto de mudanças e o PEAD me proporciona isso.

Através do curso passei a incentivar mais meus alunos a ler, a buscar novas informações, parei de julgar o que eles eram capazes de aprender e sim a desfiá-los, proporcionando situações de debate e reflexão através de fatos ocorridos em sala de aula, ao invés de dizer esta errado tenho procurado levá-los a pensar sobre atitudes e situações problema, por isso digo que estou crescendo mais a cada dia.