Friday, October 19, 2007

Cada dia aprendendo mais...


Nesta caminhada no Pead, tenho encontrado muitas dificuldades para prosseguir, mas a cada dia que passa tenho superado as minhas expectativas, vou descobrindo novas coisas. Os trabalhos desde semestre parecem mais motivantes não sei se é pelo fato de que o que estamos fazendo, ter uma aplicação direta na sala de aula, ambiente com o qual estou familiarizada na prática do dia-a-dia. Estou amando trabalhar com as poesias e histórias infantis, muitas já velhas conhecidas, mas que eu nunca havia realmente parado para sentir e refletir sobre elas, digo refletir não sob o ponto de vista do adulto, mas sim sob o olhar infantil, o que o meu aluno sente ao ler tal poesia ou história.

Quantas vezes trabalhei com a poesia "O grilo grilado", sem pensar em como poderia explorar bem mais esta atividade, como poderiamos ter nos divertido, com os diferentes significados das palavras "grilo e grilado".

Posso dizer que estou crescendo e adquirindo um novo olhar, não só em minha sala de aula, mas em minha vida como um todo.Quando falo do olhar infantil, quero expressar o sentimento que uma criança tem diante de tal situação, um "grilo grilado", um grilo com um grilo na cabeça. Para o adulto ao ler fica claro o sentido da palavra grilado e para a criança, sinto que poderia ter explorado mais o sentido da poesia ao invés de fazer perguntas bobas tais como: "qual é o título da poesia?; Quem é o autor?e etc...

Deveria buscar os dicionários, pesquisar-mos juntos os sentidos das palavras, confeccionar dedoches ou fantoches, fazer pintura utilizando a imaginação para compor o cenário e os personagens da poesia, poderiamos ter feito tantas coisas. Estou analisando profundamente o meu trabalho como professora, e percebendo o quanto ainda tenho a aprender, o quanto posso melhorar e crescer profissionalmente, tenho que parar de pensar pequeno, mas sonhar com uma nova sala de aula. Li o livro do autor Augusto Cury com o título "Nunca desista de seus sonhos", neste livro ele cita situações que podem melhorar o ambiente escolar, tanto para o aluno como para o professor, por exemplo: as classes dispostas em U, assim ninguém fica de costas para o colega, todos podem ter uma visão melhor do quadro, do professor. Ouvir com mais clareza, as brincadeiras e atividades de teatro, canto, podem ser melhor apreciadas pelos alunos, pois todos podem visualizar e desfrutar de forma igual do que esta acontecendo a frente. Antes de começar o curso me sentia desmotivada com minha profissão, pois detesto rotina, tudo sempre igual, tanto que troquei os meus alunos de lugar várias vezes, mudei a minha mesa de lugar, embora já tenha me aborrecido uma vez, por mexer na disposição dos móveis da sala e a diretora me chamar para conversar e impor que eu deveria colocar tudo de volta no mesmo lugar que estava antes, voltei para a sala de aula e tive que dizer para as crianças que nossa brincadeira havia acabado. Sou uma pessoa que não se conforma, gosto de mudanças e o PEAD me proporciona isso.

Através do curso passei a incentivar mais meus alunos a ler, a buscar novas informações, parei de julgar o que eles eram capazes de aprender e sim a desfiá-los, proporcionando situações de debate e reflexão através de fatos ocorridos em sala de aula, ao invés de dizer esta errado tenho procurado levá-los a pensar sobre atitudes e situações problema, por isso digo que estou crescendo mais a cada dia.

1 comment:

Beatriz said...

Oi Tatiane, que bom que destes agora uma avançada e saistes para a luz onde podemos te ver. Olha que desde julho estavas nas sombras!! Vamos tornar mais qualitativa essas postagem? Que dificuldades tens encontrado? Como as resolvestes ou as resolves? Por que superas tuas expectativas? Como? Que tipo de aplicação direta tens feito? Testando na prática em sala de aula ou só pensando nas possibilidades de usar? O que significa explorar melhor a poesia do grulo grilado? Como fazias e como agora poderias fazer? o que mudaria? Melhorariam os resultados? O que muda quando se olha com olhos de criança e de adultos? Por que achas que precisaqs olhar com olhos de criança? No que isso está te mudando? para melhor?
Vistes como podes fazer bem mais? quem sabe tu fazes uma nova postagem ou editas essa?
Um abração
Bea