Wednesday, December 05, 2007

Imagens

As imagens apresentadas me fizeram refletir sobre a constituição familiar de antigamente e atual, olhar com outros olhos as famílias de meus alunos e repensar minha prática em relação a minha postura em sala de aula diante das mais diversificadas composições familiares que se apresentam diante de mim a cada dia.
Muitos de meus alunos moram somente com a mãe, com o pai, tio, tia, avó, madrasta, padrasto, madrinha, padrinho, como trabalhar o "dia das mães", o "dia dos pais" sem colocar um modelo tradicional de família perfeita como a ideal, será que este modelo na realidade é garantia de felicidade e amor.
A família perfeita é aquela em que há amor, respeito, carinho, diálogo, compreensão...

Monday, December 03, 2007

Reportagem revista Nova Escola


"Hoje é dia de brincar"





Li uma matéria na revista "Nova Escola" ( edição 205-setembro de 2007) que se encaixa com as questões levantadas pela profª Tânia Fortuna, quando ela afirma que " brincar não é brincadeira, é sério".

A revista traz a questão da importancia da brincadeira para pais e filhos, para que no futuro as crianças possam ter uma melhor atuação na sociedade, fala de aprender pelas próprias experiências, compreender como se dão os relacionamentos, desenvolver atitudes de respeito ao próximo, respeitar regras e saber como questionar o mundo que o cerca, além de ser uma forma dos pais se aproximarem de seus filhos e demonstrar amor e afeto, através desses simples e ao mesmo tempo ricos momentos que estão juntos.

Entrevista Tânia Fortuna



A importância do brincar



Ao assistir a entrevista da profª Tânia Fortuna pude refletir sobre a importância das atividades lúdicas na infância, pois através das brincadeiras é que construimos as estruturas necessárias para a formação do caráter, personalidade, hábitos e atitudes de cidadania e humanidade.
Através da brincadeira aprendemos e nos desenvolvemos através de nossas próprias experiências. Os momentos de ludicidade fazem com que o ser humano se socialize e interaja no meio onde vive, simulando situações reais e imaginárias, buscando alternativas e soluções para a vida. Um adulto que não teve uma infância lúdica bem desenvolvida pode tornar-se um ser infeliz, com dificuldade de atuar socialmente e enfrentar as adversidades da vida. Pois o brincar envolve o desenvolvimento psicológico e espiritual, não é atoa que desde nossos antepassados foram encontrados indícios da existência de brinquedos que eram utilizados para treinar, simular situações cotidianas, entreter a mente, equilibrar o espírito e desenvolver o raciocinio lógico.